21 de novembro de 2010

Marmelada e Geleia

Em tempo de marmelos há que fazer marmelada! Nem que seja porque a cozinha fica logo a cheirar a Natal.
Nunca tinha feito marmelada sozinha, mas recordo com saudade os dias passados na cozinha da minha avó a dar voltas ao passe-vite. A parte boa era que assim que me queixava que me doía o braço ficava dispensada do trabalho duro e ficava a observar :)
Já não me lembrava da receita da minha avó mas depois de lhe ter perguntado percebi que não tem nada a ver com aquela que eu fiz. Era mais ou menos assim:

Marmelada da Vovó
Cozinham-se os marmelos inteiros até que se espetem com um garfo.
Descascam-se os marmelos e reserva-se os caroços e a água da cozedura para fazer a geleia.
Desfaz-se a polpa do marmelo no passe-vite.
Liquefaz-se açúcar (a proporção é a mesma quantidade de açúcar e de polpa de marmelo) num pouco de água.
Juntar o açúcar ao marmelo e misturar mas sem já mexer muito.
Colocar em tacinhas. Só depois de arrefecido e solidificado se tapa com papel vegetal.
A geleia faz-se depois fervendo mais um pouco a água da cozedura dos marmelos, coando-a e juntando-lhe açúcar. Guarda-se em frascos.

A receita que eu fiz é bastante diferente mas dá muito menos trabalho e ficou boa também. Segui esta receita para a Bimby.

Marmelada

  • 4 marmelos
  • açúcar amarelo (metade do peso dos marmelos depois de descascados)
Descascar os marmelos e retirar os caroços. Reservar os caroços e as cascas.
Colocar no copo o marmelo e o açúcar. Triturar 60 seg, vel. 5, 7, 9.
Cozinhar durante 30 min., temp.100º, vel.3.
Colocar em tigelas e cobrir com papel vegetal.

Geleia
  • cascas de marmelo
  • caroços de marmelo
  • açúcar amarelo
Colocar as cascas e os caroços no copo da Bimby. Adicionar água quase a cobrir as cascas.
Cozinhar 15 min., temp. 100º, vel. 1.
Coar com um passador fino e pesar o líquido. Adicionar metade desse peso de açúcar.
Programar 30 min., temp. Varoma, vel.1.
Guardar em frascos, colocando uma folha de papel vegetal entre o frasco e a tampa.

Boas marmeladas ;)

Sem comentários: