4 de outubro de 2010

Legumada com Cous-cous e Seitan

"Legumada" é aquilo que eu chamo a uma mistura de legumes - uma espécie de ratatouile. Não tenho propriamente uma receita porque costumo fazê-la com os legumes que tiver no frigorífico mas não foge muito ao conjunto cebola-alho-tomate-cenoura-courgette onde às vezes adiciono alho francês, cogumelos ou beringela.
A minha experiência com seitan, apesar de curta, permitiu-me concluir que o seitan absorve os sabores que lhe pusermos e sem um bom tempero não ficará saboroso. Também concluí que aprecio mais o seitan assim em pedaços do que em "bife", pois fica com uma textura mais agradável.
O cous-cous é algo que uso bastante como acompanhamento para variar do típico arroz ou massa.
Aqui servi cada parte em separado mas o cous-cous também fica muito bom se absorver o molho dos legumes.

Legumada com Cous-cous e Seitan


  • seitan
  • cous-cous (Gosto do da Tipiak. Já experimentei outra marca e não gostei tanto.)
  • alho, cebola e tomate ou apenas molho de tomate
  • cenoura
  • courgette
  • alho francês
  • sal, pimenta e temperos a gosto
Cous-cous
Preparar o cous-cous como vem indicado na embalagem (1 medida de cous-cous para 2 de água e um pouco de manteiga). Reservar, mantendo quente.

Seitan
Numa frigideira ou wok fritar o seitan em azeite bem quente. Temperar com alho esmagado e molho de soja. Reservar, mantendo quente.

Legumada
Se não tiver o molho de tomate já feito, refogar numa frigideira a cebola e o alho em azeite. Juntar o tomate (sem pele nem grainhas) e cozinhar. O tempo aqui é variável, conforme o tempo disponível para fazer a receita ;) mas já se sabe, o molho de tomate quanto mais tempo cozinhar melhor fica.
Adicionar o alho francês e a cenoura em rodelas finas, e a courgette em rodelas (se for grande cortar as rodelas em metades ou quartos). Temperar com sal, pimenta e temperos a gosto (um pouco de piri-piri fica bem).
Cozinhar durante 5/10 min, conforme o gosto. Eu não gosto de deixar cozinhar muito tempo senão os legumes ficam desfeitos.

Quer no seitam como nos legumes, no final pode-se adicionar um pouco de vinho branco para refrescar.

Servir a legumada com o cous-cous e o seitan.

Bom apetite! :)

Sem comentários: