22 de outubro de 2010

Crepes

Esta é a minha receita favorita de fim-de-semana e sabe mesmo bem naqueles dias de preguiça. E deixar toda a gente a salivar à espera do próximo crepe tem sempre a sua piada ;)
Para quem não gosta de estar agarrado ao fogão enquanto os outro se lambuzam sugiro que vão fazendo os crepes em 2 frigideiras e os vão colocando num prato uns por cima dos outros. Desta forma mantêm-se quentinhos e podem desfrutar dos crepes com o resto da malta.
Para pôr nos crepes sugiro açúcar, canela, mel, compotas de qualquer tipo ou também o meu favorito, nutella :) E como esta receita não é muito doce também ficam bem com qualquer acompanhamento salgado como queijo, fiambre, cogumelos, etc. Assim até dão uma bela refeição em família em que cada um pode pôr o que mais gostar. Aliás, já comi várias vezes com amigos noruegueses crepes com açúcar (ou compota) e bacon frito. Sim, bacon frito! E podem tirar esse olhar de nojo que ficaram bem bons ;) Um dia faço e ponho aqui uma foto.

Crepes


  • 3 ovos
  • 100 gr farinha
  • 1,5 c sopa açúcar
  • 125 ml leite
  • 50 gr manteiga
Bater bem todos os ingredientes excepto a manteiga e deixar repousar 30 min. Adicionar a manteiga derretida e fazer os crepes um a um numa frigideira que não agarre.

Dicas:
- Os crepes também ficam bons sem esperar os 30 min.
- Se os crepes estiverem a agarrar untar a frigideira com um pouco de manteiga ou óleo antes de cada crepe.
- As frigideiras com borda baixa são melhores para conseguir virar os crepes "à cromo"

Sem comentários: