29 de setembro de 2010

Espargos Verdes com Ovos Mexidos e Cogumelos

No outro dia a minha grande amiga C. convidou-nos para jantar e para "couvert" fez ovos mexidos com espargos. A receita dela tinha os espargos misturados nos ovos e estava deliciosa.
Eu nunca consegui fazer boas misturas nos ovos mexidos por isso não me aventurei e fiz tudo em separado. Não vou pôr aqui a receita dos ovos mas deixo uma dica - para além de sal e pimenta junto sempre um pouco de natas ou leite e alguns temperos conforme o apetite e o que tenho à mão (cebola, orégãos, ervas de provençe, tomilho, alecrim, ...).
A forma convencional de cozinhar espargos é colocar o molho atado em pé num tacho estreito de forma a que a água apenas cubra a parte mais fibrosa dos ditos - os talos. Eu arranjei-me com o que tinha - uma panela do IKEA e um acessório para fritar que eu utilizo como acessório para cozer a vapor ;)

Espargos Verdes com Ovos Mexidos e Cogumelos


  • 1 molho espargos verdes
  • ovos
  • cogumelos
  • alho
  • azeite
  • sal, pimenta e temperos a gosto
  • pão (para servir)
Preparar os cogumelos:
Cortar os cogumelos em lâminas e saltea-los em azeite e alho. Reservar, mantendo quente.

Preparar os ovos:
Fazer os ovos mexidos. Quando estiverem prontos, reserva-los perto do fogão para se irem mantendo quentes mas sem cozinharem demais.

Preparar os espargos:
Cortar os talos rijos dos espargos (apenas a ponta inferior mais rija). Coloca-los numa panela com água a ferver (apenas água suficiente para cobrir os talos e mais um pouco). Por cima colocar um utensilio para cozer a vapor e colocar aí as pontas dos espargos (como são mais tenras não precisam de cozer em água). Deixar cozer 5 min.
Saltear as pontas dos espargos em azeite e servir com os ovos mexidos, os cogumelos e uma boa fatia de pão.
Bom apetite! :)

Sem comentários: