11 de junho de 2010

Bifes do Lombo com Assada de Legumes

Esta não será propriamente uma receita típica espanhola, mas comemos algo do género num restaurante em Léon e gostei muito da idea - acompanhar um bom pedaço de carne com legumes assados. É fácil de fazer e, dependendo da quantidade de carne que comermos, bastante saudável.

Bifes do Lombo com Assada de Legumes
(2 pax)

  • 2 bifes do lombo de vaca
  • beringela
  • courgete
  • tomate
  • "setas" (Cogumelo "pleurothus" que se utiliza muito em espanha. Há a venda no Continente.)
  • 1 maçaroca de milho já cozido
Aquecer o grelhador na temperatura adequada para grelhar legumes. Lavar bem todos os legumes e deixar escorrer. Colocar um pirex no forno a aquecer a 100º.
Cortar a beringela (transversalmente) em rodelas estreitas (~1cm). Cortar a courgette (longitudinalmente) em tiras estreitas (~1cm). Cortar o tomate (longitudinalmente) em tiras estreitas (~1cm). Cortar a maçaroca de milho e 4 pedaços.
Regar todos os legumes (incluindo as 'setas') com azeite e temperar com sal e tomilho. Colocar os legumes no grelhador com o lado com o azeite para baixo. Regar também com azeite e temperar com sal e tomilho o lado que ficou para cima.
Grelhar os legumes igualmente de ambos os lados. Quando estiverem prontos coloca-los no pirex que esteve a aquecer no forno e reserva-los dentro do forno quente enquanto se fazem os bifes.
Aquecer o grelhador em temperatura alta (para grelhar carne). Quando estiver quente deitar sal sobre os bifes e coloca-los com o lado salgado para baixo. Temperar o outro lado também.
Quando os bifes estiverem prontos, servi-los com os legumes.

Bons assados! :)

Sem comentários: