10 de abril de 2010

Cheesecake da Mãe Teresa

Esta é para mim a melhor receita de cheesecake de sempre. Foi-me dada por um colega meu e é a receita que a mãe dele faz. Como não sabia o nome da senhora, ao longo destes anos tenho-lhe chamado "cheesecake da mãe do Chico" :D Entretanto fiquei a saber que se chama Teresa, pelo que acho que a receita mereceu uma mudança de nome.

Cheesecake da Mãe Teresa


Base:
  • 200 g bolacha maria
  • 150 g manteiga
  • 80 g avelãs raladas
Derreter a manteiga, moer a bolacha (no 1 2 3) e as avelãs (também no 1 2 3).
Juntar tudo e forrar uma tarteira (28 cm) com a mistura, prensando bem com a mão.

Recheio: 
  • 400 g de queijo Philadelphia (pode ser do normal ou do light);
  • 7 colheres de sopa de açúcar;
  • 4 folhas de gelatina branca;
  • 2 dl de natas (1 pacote).
Deixar o queijo de um dia para o outro fora do frigorífico (eu muitas vezes não faço isto e fica bom na mesma).

Bate-se o queijo com o açúcar, até ficar homogéneo. Juntam-se as natas e as 4 folhas de gelatina previamente cortadas aos bocadinhos e dissolvidas num pouco de leite (a gelatina dissolve melhor se for colocada no leite frio e só depois se for aquecendo).

Pôr o recheio sobre a base e levar ao frigorífico durante umas horas (Normalmente faço à noite e no dia seguinte está bom. Também se pode fazer de manhã para a hora do jantar. Colocar no congelador não resulta, eu já tentei ... ;) ).

Antes de servir cobrir com uma compota a gosto (framboesa, morango, etc..). Eu prefiro a de morango, mas qualquer uma fica boa. Quanto menos doce for a compota, melhor.

Bom apetite!

E obrigada à Mãe Teresa pela partilha :)

3 comentários:

Francisco disse...

"Deixar o queijo de um dia para o outro fora do frigorífico (eu muitas vezes não faço isto e fica bom na mesma)." Isto apenas ajuda a misturar melhor, não influência o sabor ;)

Ricardo Trindade disse...

Ricardo & Teresa are now dreaming of cheesecake :)

Carolina disse...

:) sábado...