24 de novembro de 2008

Triângulos de Massa Filo com Petits Légumes

Esta é uma receita que aprendi num curso de cozinha que fiz no restaurante Os Tibetanos. Devo dizer que tudo o que aprendi lá era delicioso, tal como todos os pratos que eles servem. É o restaurante vegetariano com mais qualidade que conheço.
Esta receita tem um nome muito rocócó mas no fundo são chamuças de legumes ;) Tirei fotos mas ainda não descarreguei para o pc. Depois acrescento.

Triângulos de Massa Filo com Petits Légumes

- 1 embalagem massa filo
- 1 cenoura
- 1 alho francês pequeno
- 1 embalagem rebentos soja
- 1 c. sopa caril em pó
- gengibre fresco
- bambu (opcional. Eu não tinha, coloquei uns cogumelos compridos que tinha lá a sobrar)
- 1 c. chá molho de soja
- azeite
- sementes de papoila (para enfeitar)

Cortar o alho francês em tiras diagonais e a cenoura em pequenos palitos (aprox. 3 x 0,5 cm). Deitar só um pouco de azeite numa frigideira e saltear primeiro o alho francês e só depois as cenouras. À parte saltear os rebentos de soja e os bambus (neste caso os cogumelos). Todos os legumes devem ficar rijinhos, cuidado para que não cozinhem demais. (Nota: se os cogumelos forem dos que largam água, retirá-la antes de fazer os pastéis senão vão ensopar a massa). Misturar tudo e adicionar um pouco de molho de soja. Colocar mesmo muito pouco senão fica só a saber a molho de soja.
Ralar o gengibre e adicioná-lo aos legumes. Adicionar também o caril. Reservar enquanto se prepara a massa.
Cortar a massa filo em 4 partes no sentido da largura. Devem resultar tiras com proporção aproximada de 1 x 4. Pincelar 2/3 da massa com azeite. Na zona que não tem azeite colocar um pouco de recheio. Pegar em 2 folhas de massa e ir enrolando de maneira a formar um triângulo (ver imagem). Repetir este processo até acabarem as folhas.

Colocar num tabuleiro de ir ao forno forrado com papel vegetal. Pincelar os triângulos com azeite e enfeitar com sementes de papoila. Levar ao forno pré-aquecido 20 min a 180º.

Bom apetite!

Sem comentários: