27 de novembro de 2008

Gratinado de Polvo e Camarões

Aqui fica a receita tal e qual como a fiz mas aconselho que utilizarem maior quantidade de polvo visto que depois de cozinhado ele encolhe imenso e apesar de eu ter feito o prato para 3 pessoas que comem pouco penso que não chegaria para 2 pessoas que comam bem. Para além disso os camarões tb encolhem...

Gratinado de Polvo e Camarões

- 400 gr polvo congelado
- 250 gr miolo camarão congelado
- 1 cebola
- 1 copo vinho tinto
- 1/2 copo vinho branco
- sal, azeite e pimenta q.b.
- 3 dentes de alho grandes

Descongelar previamente o polvo e os camarões. Colocar uma panela grande com água a ferver. Entretanto retirar a pele ao polvo (ver post anterior) e parti-lo em pedaços. Antes de o colocar na panela, suar o polvo da seguinte maneira:
Colocar os pedaços numa frigideira e ir retirando a água que este deita. Continuar este processo até que deixe de deitar água. (Nota - este molho que o polvo vai largando pode ser aproveitado para fazer um arroz para acompanhar).
Colocar a cebola descascada, o polvo e os vinhos na panela com água a ferver. (mais tarde lembrei-me que uma folha de louro deve ficar bem na água da cozedura). Não colocar sal porque senão o polvo fica rijo.
Deixar o polvo cozinhar até a cebola estar cozida (para verificar se o polvo está tenro basta espetar-lhe um garfo). Não contabilizei o tempo da cozedura mas penso que terá levado cerca de 40 min.
Entretanto ir preparando um pirex e picar os dentes de alho. Eu coloquei os camarões directamente no pirex mas mais tarde arrependi-me porque largaram água e, em vez de gratinarem, cozeram. Sugiro que experimentem fazer aos camarões o mesmo processo de retirar a água que se fez ao polvo antes de ir cozer.
Colocar no pirex um pouco de azeite, os camarões, o alho e o polvo. Temperar com sal grosso e pimenta a gosto. Levar ao forno a gratinar durante cerca de 15 min.
Acompanhar com arroz.

Bom apetite!

Sem comentários: