16 de julho de 2008

Salmão Aromático em Papelote

Ontem foram jantar duas amigas lá a casa. Não tive tempo para estar a preparar nada nem gosto de fazer coisas muito elaboradas para não parecer que estou a fazer cerimónia, por isso qdo cheguei a casa vi o que tinha e o que se podia fazer. Tinha uns belos lombos de salmão no congelador então fui à net à procura de uma receita que pudesse fazer na Bimby (para ser mais rápido e dar menos trabalho). De qualquer maneira esta receita não precisa necessariamente de ser feita na Bimby. Basta ter um sítio onde cozer a vapor ou então podem-se levar os papelotes ao forno. Encontrei esta receita na net e fiz algumas pequenas alterações.


Salmão Aromático em Papelote

Ingredientes (4 pax):
- 4 fatias de lombo de salmão
- 1 lima
- gengibre fresco
- 4 cogumelos
- 1 alho francês
- azeite
- sal e pimenta q.b.


Corta-se os pés dos cogumelos e laminam-se. Corta-se o alho francês às rodelas. Numa taça mistura-se a raspa da casca da lima, o sumo da lima e o gengibre ralado (colocar em quantidade conforme o gosto), sal, pimenta e azeite. Misturar bem.
Numa folha de papel de alumínio coloca-se um fio de azeite, as fatias de um cogumelo e alho francês. Por cima coloca-se o lombo de salmão.
Cobrir com o molho que se fez, algumas rodelas de alho francês e o cebolinho em pedaços. Fechar a folha de alumínio formando um papelote. Repetir este processo para cada lombo de salmão.
Colocar os papelotes a cozer em vapor pré-aquecido durante 20 min (eu coloquei na varoma da Bimby, Temp. varoma, Vel. 1, 20 min. mas tinha pré-aquecido a água na bimby. Sem pré-aquecer devem ser uns 35 min.)
Ao retirar o salmão dos papelotes coloquei apenas os lombos no prato, colocando o molho que é formado numa tacinha para quem quisesse servir-se.

Acompanhei este prato com puré de batata congelado do pingo doce (já vem temperado, é só juntar leite e levar ao lume. Adoro.) ao qual juntei cenoura ralada no final da cozedura. Também sugiro juntar amêndoa ralada ao puré, fica espectacular.

Bom apetite!

Sem comentários: