16 de julho de 2008

Ovas Panadas

No outro dia apetecia-me um petisco ao jantar. Muitas vezes só como sopa (ainda por cima agora com a Bimby as sopas ficam sempre tão cremosas...) mas naquele dia tinha umas ovas no congelador então fui procurar receitas na net. Encontrei esta receita de ovas panadas e fiz-lhe algumas alterações. Não sei qual foi a quantidade de ovas que usei mas a receita pode ser feita independentemente da quantidade de ovas. Também não sei de que peixe eram mas eram pequeninas e vinham unidas duas a duas. Aqui vai:

Ovas Panadas

Ingredientes:
- ovas
- 1 c. sopa margarina (ou manteiga)
- 1 c. sopa sumo limão
- sal e pimenta q.b.
- água
- 1 clara de ovo (a receita original leva 1 ovo mas eu usei um resto de uma clara que lá tinha)
- 1 c. sopa de leite
- farinha q.b.
- pão ralado q.b.
- azeite ou óleo para fritar (usei azeite, era o que tinha)


Lavei as ovas, retirei-lhes as "veias" escuras e separei-as (cortei cada grupo de duas pela união). Põe-se ao lume a água com o sumo de limão, a margarina, o sal e a pimenta. Qdo estiver a ferver juntam-se as ovas e retiram-se ao fim de 2 min.
Mistura-se o leite com a clara de ovo. No pão ralado pode-se juntar alho em pó (ou um dente de alho se fizerem mesmo o pão ralado), uns grãos de sal grosso e coentros picados, fica óptimo. Passam-se as ovas pela farinha, pela mistura de ovo e pelo pão ralado e fritam-se no azeite/óleo.
Ficaram bem estaladiças e souberam muito bem :)

Sem comentários: