5 de julho de 2008

Arroz Doce

Eu não gosto de arroz doce. Apenas comecei a apreciar quando provei o arroz doce da Mariazinha (a minha "sogra"). A receita que ela usa (que é daquelas que são da tia do cunhado do vizinho do cão do irmão da amiga do outro...) é deliciosa e faz com que qualquer não-apreciador de arroz doce passe a sê-lo. O arroz fica recheado com o sabor da canela e muito, muito cremoso. Quase parece leite creme, mas melhor :) Fiz o arroz doce na Bimby. Eles indicam uma receita que é muito parecida com a da Marizinha, mas é claro que eu alterei algumas coisas: usei açúcar amarelo, 100 gr. de arroz e menos uma gema de ovo. Conclusão: O arroz doce ficou demasiado líquido mas delicioso. Lição a tirar - alterar receitas da Bimby requer prática. Porque aquilo tem uma forma específica de trabalhar e a temperatura não ultrapassa os 100ºC, logo vai requerer algum hábito. Devia ter usado o arroz todo. Aqui fica a receita que usei. Em breve colocarei a receita da Mariazinha (que na minha opinião, apesar de dar muito mais trabalho, sai bem melhor):

Arroz Doce (receita do livro da Bimby):

Ingredientes:
- 1 l leite gordo;
- 130 gr. arroz carolino;
- 1 casca limão;
- 1 pau de canela;
- 1 pitada de sal;
- 150 gr. de açúcar;
- 4 gemas de ovo.

Preparação:
Coloque no copo todos os ingredientes, excepto o açúcar e os ovos. Programe 50 min., Temp. 90º, Vel. Colher Inversa. Quando terminar, junte o açúcar e deite as gemas em fio previamente desfeitas num pouco de leite e programe 10 min. à mesma temperatura e velocidade. Deite num recipiente grande ou em taças pequenas e quando estiver frio polvilhe com canela, podendo polvilhar com açúcar e queimar com um ferro.

Bom apetite!

(Infelizmente ão tirei foto... A imagem ilustrativa é cortesia do site http://www.conventodebelmonte.pt/imagens/Gastronomia/arroz-doce.jpg, que admito que ficou bem mais bonito que o meu :))

Sem comentários: